Durante 1889 e 1930 a República Velha nada mais foi do que a representação do poder das Oligarquias rurais no meio político e econômico do Brasil. A República velha também recebe-se o nome de primeira república onde é dividida sobre dois momentos importantes que são a: República da Espada e a República Oligárquica.
Durante a República da Espada na qual abrangia os governos dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, durante a república da Espada havia crises econômicas como a do encilhamento. Na República oligárquica o coronelismo foi desenvolvido mais fortemente e havia a política do café com leite que nada mais era o controle político exercido pelo governo federal. Durante a república oligárquica também houve a queda do poder econômico dos fazendeiros Paulistas que baseava-se na produção de café para a exportação onde acabou aumentando o início da industrialização do país no Sudeste.
Com a Crise das oligarquias rurais e da economia mundial acabou atingindo profundamente a produção cafeeira. Após a infeliz e insatisfatória eleição de de Júlio Prestes deu motivos a elite para derrubar á República Velha.
Por: Marisa Padua
Nenhum comentário:
Postar um comentário