" Uma Jovem República Velha "
A jovem república velha como é conhecida, vai do período de 1889 a 1930 .período que ficou marcado pelo domínio político agrário Paulista e Mineira. O Brasil teve grande importância na formação da burguesia, por ser um país exportador de café e muito aplicado na produção de artigos manufaturados.
Com o poder econômico nas mãos dos oligárquias, o estrago interno ja estava ficando visível, além de grandes problemas externos, isso tudo acontecendo em um momento de transformação econômica no país, que com isso causou a queda de 1930.
Embora o Brasil ter passado por uma época ruim na economia, más nas primeiras décadas do século XX ouvi um grande avanço na economia em relação a população de café e manufatura. Com isso ouve um aumento de produtores, além de cafeicultores, ouve também um grande aumento de imigrantes da Europa ( Itália, Alemanha, Espanha) para servir de mão-de-obra nas lavouras de cafe do interior paulista e de Minas. Além de comerciantes que voltaram para as atividades industrial, os imigrantes que vieram para São Paulo e Minas Gerais que acabaram enriquecendo e contribuindo para a formação da burguesia.
Portanto posso afirmar que o Brasil com a produção de café e a manufatura interligada uma na outra, certamente fez com que a economia desse um grande avanço que o país precisava na época, é claro que isso só foi concretizado por causa da formação da burguesia que foi formada pelos imigrantes e pelos donos de cafezais e das fábricas têxtil .
Assina: Aparecida de Jesus Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário