A republica velha ela refletia a posição política
daqueles que ajudavam a derrubar o sistema político republicano, mas certamente
sabendo que ela não é neutra.
A primeira grande rebelião tenentista e, mesmo
fracassada, teve grande importância, pois tornou público o movimento, que
denominou com o nome de Revolta do Forte de Copacabana.
A vertente, criadora, estava voltada para a investigação e a criação de novas formas de expressão, debatendo-se entre o futurismo com sua exaltação da técnica, do movimento, da velocidade e da experimentação e o primitivismo, que é a busca de uma expressão cultural mais pura, não tão afetada pela civilização e, por isso é aceita como mais autêntica. Essa busca passava por investigações sobre o inconsciente, aproximando a tendência do surrealismo.
Os principais nomes que predomina o modernismo brasileiro foram Menotti del Picchia, Márcio de Andrade, Oswald de Andrade ... Essa contradição acabou originando o principal projeto estético do modernismo brasileiro nos anos de 1920: que foi o movimento antropofágico.
Washington Luís foi o último presidente da República Velha, foi derrubado pela Revolução de Outubro de 1930, não se pode dizer que os cafeicultores tenham passado, a partir de então, a fazer oposição ao governo; no entanto, sua disposição em defendê-lo diminuiu, e muito. Principalmente no caso de golpe ou revolução eventuais.
A revolução, entretanto, estava longe de representar um rompimento decisivo na história do país, uma vez que a permanência de pessoas e grupos ligados ao velho esquema era oligárquico marcantes. A própria ascensão de Vargas demostrava dessa característica. No entanto, apesar desse perfil, a revolução significou uma mudança na base social brasileira.
Aluna: Jucilene nascimento de oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário