sábado, 16 de agosto de 2014

República Velha.



República Velha.
Por Maria Nathália Amorim de Jesus.
Momento que aconteceu no Brasil de 1889 até 1930, marcado com governos diversificados, hegemonias políticas, crise econômica e revoltas e movimentos sociais.
Este momento aconteceu depois da proclamação da república, onde grandes fazendeiros e militares ficaram unidos para este projeto, só que quando foi proclamada ocorreram divergências nesses grupos já que cada grupo queria que organizasse de uma forma diferente toda a sociedade.
Por conta disso, aconteceu a República da espada, que iniciou em 1889 até 1894, têm esse nome por conta dos dois primeiros presidentes (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) que eram militares e logo depois a República das Oligarquias, que iniciou em 1894 até 1930, que foi um período de dominou pelas elites paulistas (café) e mineiras (leite) onde ficou conhecida também de república do Café-com-Leite.
A primeira Constituição da República, que aconteceu em 24 de fevereiro de 1891, foi realizado no governo de marechal Deodoro da Fonseca onde convocou toda a Assembleia Constituinte. Essa Constituição estabeleceu um sistema republicano presidencial e federal e, também, o voto que só podia ser realizado por homens alfabetizados e acima de 21 anos, onde pode-se dizer que, na teoria, era liberal, recebendo influências da constituição dos norte-americanos, passando, assim, a se chamar de República dos Estados Unidos do Brasil.
A economia do Brasil era baseada no café e também no surto da borracha no início do século XX que fortaleceu o mercado interno brasileiro. Mas como dito logo acima, aconteceu a crise econômica, isto foi devido à crise que aconteceu em 1929 em New York nas Bolsa de Valores fazendo com que diminuísse o consumo mundial do café, sem falar do preço que caiu devido à pouca procura do produto, por causa disto, todo o país ficou paralisado, pois o café era a sustentação da economia da República Velha, onde trouxe consequências negativas para a sociedade brasileira.
E muitas Revoltas em todo o país, de norte ao sul, como a de Canudos que aconteceu na cidade de Canudos na Bahia em 1893. O nordeste estava passando por extrema seca fazendo com a população necessitada se deslocassem para Canudos a procura de uma vida melhor e fugir do domínio dos coronéis, onde o número de pessoas em Canudos crescesse cada vez mais; Quatro expedições foram enviadas para destruir Canudos onde ocasionou morte de quase totalidade dos moradores e de Antônio Conselheiro, fundador de Canudos e a Revolta da Vacina que aconteceu no Rio de Janeiro, onde a população irritada já com o governo devido as demolições das casas ficou mais irritada ainda devido a obrigatoriedade de tomar vacinas contra a varíola e a invasão nas casas para tentar acabar com os mosquitos da febre amarela saem para as ruas, semanas depois a polícia controla os conflitos nas ruas, mas houve várias mortes, outros preses e os demais deportados para o Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário