sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Revolução Russa



REVOLUÇÃO RUSSA
Por Maria Nathália Amorim de Jesus.
A Rússia no final do séc. XIX e início do séc. XX estava com uma situação muito crítico que foi marcado por convulsões sociais ou também chamado de Revolução Social.
Sua economia vinha da agricultura mais era bastante atrasada em relação aos países da Europa. A maior parte da população era camponesa, mas a maioria servos. O sistema que predominava no campo ainda era o absolutismo e era também feudal. Os proprietários de terras tinha grande poder sobre os servos, eles eram os juízes onde mandava tortura-los ou deporta-los para a Sibéria (uma região vasta da Rússia).
Só que em 1861, o czar (assim chamado os monarcas) Alexandre II “libertou” os servos, transformando-os em cidadãos livres. 21 anos depois, o capitalismo veio a ter um desenvolvimento fazendo com que passasse com urgência a ter transformações nas instituições da sociedade, com isso, uma nova classe operária, também explorada, foi estabelecida com a industrialização fazendo com que a miséria e a exploração em que vivia tornasse um campo fértil para que crescesse mais as ideias socialistas.
Se a economia da Rússia já era precária imagine quando foi derrotado pelo Japão na guerra, pois é, a Rússia entrou em crise não só na economia mais também social. Entretanto, em 9 de Janeiro de 1905, milhares de pessoas foram para o palácio entregar uma carta para o czar, só que foram impressionadas por soldados armados morrendo centenas de pessoas e outras feridas, momento este que ficou conhecido como “domingo sangrento”                (que foi tema da música Sunday, Bloody Sunday- domingo, domingo sangrento- da banda U2).
Foram formados, então, os partidos Bolcheviques e o Mencheviques. Em agosto de 1905, devido pressões populares, foi criado o parlamento russo, porém o czar mantinha poder ainda.
E em 1916, houve várias e várias greves na Rússia onde a população não queria a participação do país na 1ª grande Guerra Mundial.
Não parou por aí, a Revolução Russa passou por fases distintas:
·         Ocorreu greves que eram organizadas nas fabricas e rebeliões populares.
·         Teve grupos de soldados que foram contra os comandos militares;
·         E no mês de fevereiro do ano de 1917 foi representada pelo final do regime czarista;
·         O decreto de paz, onde retirava a Rússia da Primeira Guerra em 26 de outubro de 1917;
·         Desencadeia uma guerra civil com forças ligadas à aristocracia e o governo bolchevique.
De 1917 a 1922 a Rússia vai passar por um novo governo.Com o comando do governo, Lênin passa por vários problemas e para poder controlar a crise do país ele cria a Nova Política econômica à NEP, que teve por tentativa desenvolver a indústria pesada e o fortalecimento do socialismo e no campo a realização da coleta de terras.
E em 1922, foi constituída da URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas) que originou-se após a estabilidade da revolução em várias províncias e Estados que compunham o antigo Império Russo.
Portanto, A Rússia passa a ser um país com ideologias comunistas e socialistas, passando a ter fortes perseguições por potências capitalistas que temiam os possíveis efeitos desta revolução nos seus países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário